Microsoft Irá Fornecer Software Gratuito…Será?

Microsoft

Semanas atrás a Microsoft surpreendeu o mercado de tecnologia informando que iria fornecer software gratuito. A Microsoft Irá Fornecer Software Gratuito? Até para quem pirateia seus produtos? Espanto geral, pois era uma guinada de 180 graus em sua política comercial de mais de três décadas. Agora a gigante do software começou a detalhar como fará isso. Afinal como ganhar dinheiro com essa onda de boa vontade?

 Num evento recente o executivo Chris Caposella, o chefão do marketing da companhia, detalhou como isso será feito. A Microsoft montou um plano baseado em quatro etapas: adquirir, engajar, alistar e monetizar. Caposella informou que a Microsoft denominou esse plano de negócios como “freemium”.

A primeira etapa, adquirir, é nada mais nada menos que fazer os consumidores usarem seus produtos (aí fica claro o porquê da gratuidade). Na segunda etapa, prender os usuários ao produto fazendo-os querer conhecer outros serviços da Microsoft. Em seguida a terceira etapa onde a empresa fará o alistamento dos fãs da marca, aqueles que não abrem mão da Microsoft. Por fim, a monetização, ou seja, o pagamento. O usuário coloca a mão no bolso para adquirir e explorar a fundo aquilo com o que já se acostumou.

Esse é um terreno que a Microsoft ainda não trilhou em mais de trinta e cinco anos. As empresas concorrentes de peso aos seus produtos já estão nesse caminho há mais tempo. Chris Caposella admite que terá que enfrentar a Google e Apple, muito tarimbadas nessa vertente. Ambas as concorrentes atuam de formas diferentes mas com o mesmo objetivo. A Google não cobra nada e recebe os dados dos usuários em troca. A Apple tem o que ele classifica como “um ecossistema bem selado”.

De qualquer forma temos que esperar para ver como, na prática, a Microsoft vai implementar isso. No auge da notícia de semanas atrás, muitos usuários de produtos da empresa se entusiasmaram com a perspectiva de tornar o seu Windows pirata em oficial e de graça. Calma pessoal!!! Não é bem assim.

Anúncios

Envie-me sua opinião sobre essa matéria

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s