7 Pessoas Que Podem Desligar a Internet

Sete Chaves

Atualmente você conseguiria ficar sem Internet? Como você faria sem acesso a nada? Bancos, Google, Blogs, Portais de Notícias, Facebook, Twitter, Whatsapp, Sites de Compra, Emails….

Pois é pessoal! Existem 7 Pessoas Que Podem Desligar a Internet! Você sabia? E cada uma delas vive em um País diferente. Como isso é possível? Como funciona? Vou tentar explicar de uma forma menos técnica possível.

Existe um órgão que controla a Internet no mundo todo. A sigla em inglês é ICANN, que traduzindo para o português seria “Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números”. Claro que é um órgão americano, afinal a internet surgiu nos Estados Unidos ainda nos anos sessenta. E o que esse órgão faz? Em resumo e de forma leiga, a ICANN mapeia os números dos sites do mundo inteiro e os transforma em palavras. Quando você acessa um site digitando o endereço na barra de endereços do seu navegador, existe uma tecnologia chamada DNS que transforma esses endereços compostos de palavras em uma sequência de números. Esses números é que são controlados pela ICANN.

Muito bem! E as 7 Pessoas Que Podem Desligar a Internet onde entram nisso? Ah, elas são os guardiões dessa tecnologia. Caso os EUA sofram um ataque e toda estrutura seja comprometida, esses guardiões serão chamados a reinicializar Internet. Na prática, se houver uma falha desse porte na segurança a ponto de se ter que desligar tudo e reiniciar, os invasores podem redirecionar você, ao digitar o endereço do seu internet banking, por exemplo, para um servidor com programas maliciosos que roubarão seus dados e senhas.

E como esses guardiões podem nos salvar? A ICANN, para resguardar a segurança da Internet no mundo todo, criou uma estratégia segura para garantir esse tesouro do nosso dia-a-dia: sete pessoas de diferentes nacionalidades são guardiões de chaves físicas que contém as senhas de acesso às informações e mais sete são uma espécie de guardiões backup. Cada uma destas 14 pessoas possui uma chave de metal tradicional que abre um cofre onde fica um smartcard. Por isso inseri a imagem no topo dessa matéria.

Desde que o sistema foi criado há cinco anos e a cada três meses, os guardiões se reúnem para o que a ICANN denomina “a cerimônia da chave”. Nova senha de complexa estrutura e criptografia é gerada e dividida em sete partes iguais. Para que seja possível reiniciar toda a estrutura da Internet mundial, pelo menos cinco desses guardiões tem que inserir seus smartcards nos leitores. Parece ficção científica ou missão impossível? Não!!! É real!!!

Para maiores detalhes vejam essa matéria  publicada em 2010 pelo portal UOL Tecnologia.

Bem amigos, se gostaram desse post, compartilhem com amigos e familiares utilizando os ícones das redes sociais Facebook, Twitter e Linkedin abaixo.

Abs!

Anúncios

Envie-me sua opinião sobre essa matéria

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s