Você Gosta de Ouvir Rádios FM? Então Essa Matéria É Para Você!

Radio FM

 

Ainda me lembro quando surgiram as primeiras rádios FM no Brasil. Final dos anos 60 e meados dos anos 70. Até então convíviamos alegremente com as rádios AM e as chamadas ondas curtas. Os jovens a menos tempo que eu não sentiram o prazer imenso de ouvir a transmissão de uma rádio AM e muito menos as rádios distantes através das chamadas ondas curtas. Nestas últimas o sinal flutuava, ora presente, ora sumindo. Não vou explicar aqui o porquê técnico dessa variação. Mas apenas para deixar uma “luz” em termos leigos, a atmosfera, o relevo e outros fatores geofísicos, causam esses percalços nas transmissões em ondas curtas. Mas enfim era assim que conseguíamos acompanhar de Belo Horizonte, por exemplo, a Rádio Tupi do RJ. Ou a Radio Nacional e os chamados “cantores do rádio”. Ah!!! Já existiam algumas novelas na TV preto e branco, mas ainda sobrevivia a radionovela. Tempos idos!!!

Como disse no início, no fim dos anos 60 e início dos anos 70, surgiram as primeiras rádios FM. Som límpido, sem ruídos e interferências comuns nas transmissões das rádios AM. Uma maravilha para os padrões da época. De lá prá cá uma grande evolução dos aparelhos receptores, da tecnologia e hoje podemos ouvir as FMs nos nossos Smartphones, como mostra a imagem acima. Mas, como menciona a chamada “Lei de Moore” (Gordon Earl Moore – 1965, um dos fundadores da Intel em 1968), que essa semana completa 50 anos, “a capacidade dos computadores (de maneira geral) e a tecnologia, dobraria a cada 18 a 24 meses”, nós hoje já estamos a caminho de abandonar o rádio FM. Como? Sim!!! Se Você Gosta de Ouvir Rádios FM, o primeiro país do mundo a determinar a morte do FM nas transmissões radiofônicas é a Noruega!

 A partir de Janeiro de 2017 a Noruega iniciará o período de transição para uma nova tecnologia denominada Digital Audio Broadcasting (DAB), que traduzindo de forma livre seria Radiodifusão em Áudio Digital. O sistema norueguês foi apresentado em 1995 e em 2007 foi aprimorado para uma versão DAB+. Tecnicamente e em resumo, o número de canais passa dos atuais 5 do sistema em FM para 22 no DAB, com um custo de transmissão até 8 vezes mais barato. Sem mencionar os benefícios do áudio digital.

Alguns outros países europeus estão estudando utilizar o sistema, mas até agora o único anúncio oficial foi o da Noruega.

Para maiores detalhes, a matéria original está postada no site Olhar Digital ou no site The Verge (em Inglês).

Se gostaram dessa novidade, reflitam sobre os impactos no seu cotidiano e divulguem entre seus amigos e familiares através das redes sociais utilizandos os ícones do Facebook, Twitter e Linkedin abaixo.

Anúncios

Envie-me sua opinião sobre essa matéria

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s