7 Dicas Para Aprender Inglês de Forma “Natural” e Eficiente

Dicas Inglês

Em nosso mundo globalizado o saber mais de um idioma tornou-se fundamental. O Inglês, ao longo das décadas, sedimentou-se como o idioma praticamente universal. Em todos os continentes do planeta as pessoas se entendem utilizando o idioma da terra da Rainha. Países de primeiro mundo ou do chamado terceiro mundo utilizam o inglês para facilitar a comunicação entre as pessoas que, nativamente, falam outros idiomas.

Assim sendo, falar Inglês é uma ferramenta para viagens internacionais a passeio ou a negócios, intercâmbios culturais, treinamentos, estudos avançados em universidades estrangeiras, etc. Todos nós, em menor ou maior necessidade, precisamos ter um mínimo de conhecimento desse idioma para utilizar em situações diversas do dia-a-dia.

 Há tempos sigo o trabalho do jovem Mairo Vergara, professor de inglês no interior do Paraná. Seus métodos e dicas são altamente diferenciados e inovadores. Fogem dos métodos tradicionais e têm levado milhares de pessoas a se desenvolverem no domínio do Inglês. Abaixo apresento as 7 Dicas Para Aprender Inglês de Forma “Natural” e Eficiente, que extraí de um vídeo postado pelo Mairo em Novembro de 2014, que podem ajudar bastante a todos nós, falantes do idioma ou ainda aprendizes.

7 Dicas Para Aprender Inglês de Forma “Natural” e Eficiente

1. Estudar todos os dias

Fundamental o contato diário com o idioma. Pelo menos meia hora a uma hora todos os dias!

2. Focar na compreensão oral

Aprendendo a FalarFocar o seu estudo em entender o inglês falado. As quatro habilidades no aprender um idioma são: compreensão oral, falar, ler e escrever. Mas primeiro você deve focar no que o Mairo chama de “listening”, ou seja, compreensão oral. E para corroborar essa idéia, basta pensar em como você aprendeu o português quando ainda era um bebê. Você não sabia ler, escrever ou falar. E muito menos sabia gramática, ortografia, etc. Você ouvia sons e aos poucos foi associando os sons produzidos pelas pessoas à sua volta a objetos, ações, atitudes, eventos, etc. Num dado instante, para orgulho de seus pais, você começou a falar. E isso é incrível, não?

3. Aprender com Textos e Frases

Fazer listas e listas de palavras soltas e tentar decorar não adianta. Você deve utilizar textos e frases. As palavras utilizadas nas frases e textos, contextualizadas, são infinitamente mais assimiladas pelo seu cerébro. Você internaliza a estrutura do Inglês.

4. Estude Pouca Gramática

Gramática é complemento. Lembre-se do que falei no tópico 2. Não é natural você tentar aprender um idioma estrangeiro, visando comunicar-se com os falantes desse idioma, partindo da gramática.

5. Transforme o Estudo em Hobby, um Hábito Diário

Faça com prazer! Uma das maneiras mais interessantes para isso é assistir filmes e seriados em Inglês. No começo assista com legendas em Português. Quando estiver mais afiado, retire as legendas e assista sem elas. Você verá que no início vai entender 20 a 30%. Com o estudo diário em algum tempo você estará compreendendo em torno de 80%. Lembre-se: às vezes nem em nosso idioma nativo conseguimos compreender tudo, 100%.

6. Não Se Preocupe com a Pronúncia

Esqueça a questão do sotaque. Mesmo que você mude para a Inglaterra ou os Estados Unidos, você dificilmente vai falar com o sotaque nativo. Foque em falar corretamente. Tentar imitar o sotaque de um americano ou britânico acaba soando pouco natural. E para que você não se preocupe mais com isso, lembre-se que o inglês falado por um australiano é diferente do falado por um africano que é diferente do falado por um japonês, etc…E todos se entendem desde que falem de forma correta. O sotaque ou “accent” é irrelevante.

7. Tenha Paciência

Esse é um segredo muito importante. Lembre-se que você levou, em média de dois a três anos para aprender o seu idioma nativo, o Português, ouvindo vinte horas ou mais por dia sua mãe, seu pai, irmãos, parentes, amigos, etc., falando no seu ouvido. Assim, um idioma estrangeiro como o inglês levará mais tempo. Paciência é a chave do sucesso, assim como persistência, foco, e regularidade.

Bem pessoal, estão aí as dicas. Caso queiram segue abaixo o link para o vídeo original do professor Mairo Vergara.

7 Segredos Para Aprender Inglês

Fiquem à vontade para compartilhar com seus amigos e familiares utilizando os ícones abaixo do Facebook, Linkedin, Twitter e Google+.

Anúncios

Envie-me sua opinião sobre essa matéria

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s