Aquarelas: A Arte de Chico Martins

Caros seguidores do meu blog!

Hoje abro espaço neste meu cantinho de tecnologia e variedades para falar de arte. Não sou conhecedor do assunto, mas com o olhar leigo aprecio as expressões artísticas que me tocam a alma e o coração. A pintura é uma dessas expressões artísticas.

Assim, apresento a vocês a arte de um grande e velho amigo, aquarelista, naturalista e observador de pássaros e da natureza: Chico Martins.

Aquarela 1

A aquarela é uma das técnicas mais antigas de pintura e também uma das mais modernas. Em termos leigos, é uma mistura de água e pigmento. Mas o resultado pode ser apreciado acima, nessa belíssima aquarela denominada Saíra-sete-cores VII • Green-headed Tanager (Tangara seledon) (Chico Martins © 2015).

Segundo a história, a técnica de pintura utilizando água e pigmento (aquarela) data de dois mil anos atrás. Teria surgido na China, com a invenção do papel e dos pincéis de pelo de coelho.  O mundo ocidental começou a empregar essa técnica na Idade Média, com Tadeo Gaddi, discípulo de Giotto.

Em 1550, um artista de nome John White participou da expedição de Sir Walter Raleigh, registrando a vida, o ambiente e os costumes do Novo Mundo, sendo considerado por alguns historiadores como o pai da aquarela.

A partir do  século XVIII a técnica de pintura aquarela foi difundida em toda a Europa e reconhecida como a “Arte Inglesa”. Foi a partir de então que surgem nomes como Alexander Cozens, o poeta pintor William Blake, John S. Cotman, Peter de Wint e John Constable. Entretanto foi sem dúvida William Turner quem melhor soube explorar suas possibilidades. Ele   produziu 19.000 aquarelas, o que lhe garante o título de maior aquarelista de todos os tempos.

Diferentemente da pintura a óleo, na aquarela busca-se a transparência e a luminosidade dos objetos através do contraste claro/escuro, positivo/negativo, onde as áreas mais claras são preservadas sem o uso da cor branca, cujo uso leva à opacidade das cores. Papéis especiais são o suporte para este tipo de técnica milenar“. (Chico Martins).

Com o passar dos anos, notadamente no Brasil, a aquarela é vista como um método escolar.  Apreciada por alguns, desprezada por outros e incompreendida por outros tantos, a verdade é que a aquarela deve ser vista pelas suas qualidades intrínsecas, como uma técnica em si mesma.

Um Pouco do Amigo e Artista Chico Martins

 Nome Artístico: Chico Martins

Atuação: Aquarelista, naturalista amador e observador de pássaros (birdwatching)

Formação: Autodidata

Temática: Pássaros e Paisagens

Exposição: Expositor permanente da Feira de Artesanato da Afonso Pena (Feira Hippie) desde 1995.

Portfólio: Mais de 6.000 aquarelas produzidas

Algumas Telas de Chico Martins

Beija-flor-rubi III • Brazilian Ruby (Clytolaema rubricauda)  Chico Martins © 2015

 

Beija-flor-rubi III • Brazilian Ruby – (Clytolaema rubricauda) – Chico Martins © 2015

https://www.facebook.com/chicomartinsaquarelas

Tico-tico-de-bico-amarelo II • Saffron-billed Sparrow – (Arremon flavirostris) – Chico Martins © 2015

Coleirinho II • Double-collared Seedeater (Sporophila caerulescens)

Coleirinho II • Double-collared Seedeater – (Sporophila caerulescens) –  Chico Martins © 2015

Agradeço a todos que apreciarem e compartilharem essa pequena amostra do trabalho do Chico Martins, um artista com a sensibilidade para retratar seres tão delicados de nossa fauna.

Deixo aqui meu muito obrigado ao amigo Chico Martins pelo apoio e incentivo a esse pequeno projeto.

Abraços!!!

Observação: Todas as imagens das obras foram publicadas com a autorização verbal do artista e têm todos os direitos autorais reservados para Chico Martins © 2015.

Anúncios

Envie-me sua opinião sobre essa matéria

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s