O PODER DO ABACATE

Caros amigos e seguidores do meu blog. Desde a minha mais tenra infância sempre ouvi dizer que o abacate era um causador do “aumento do colesterol”. Passados mais de meio século, pesquisas científicas derrubaram esse mito.

Na verdade, como pode ser comprovado no artigo abaixo publicado no blog da Bia , o abacate, usado moderadamente, “… é reconhecido por seu potencial em diminuir o mau colesterol (LDL) e os riscos de arteriosclerose…”.

Aqui cabe uma observação: existe uma diferença entre arterioesclerose e aterosclerose. Segundo o site Nutritotal, “…ambas são doenças cardiovasculares, mas, na aterosclerose há um processo evolutivo onde ocorre mobilização de mediadores inflamatórios em resposta às lesões no endotélio vascular causadas por alguns fatores de risco (principalmente níveis séricos elevados de lipoproteína de baixa densidade – LDL), o que gera a placa aterosclerótica e estreitamento luminal.

A aterosclerose é uma doença multifatorial, onde dieta, exercícios físicos, abstenção de fumo e perda de peso ajudam na prevenção.

A arteriosclerose é uma doença não oclusiva da vasculatura, caracterizada pela dilatação difusa e hipertrofia das grandes artérias, o que leva a perda da elasticidade e redução de sua complacência. A sobrecarga de volume e anormalidades no metabolismo de minerais são os principais fatores de risco. As manifestações clínicas da arteriosclerose incluem hipertrofia ventricular esquerda, diminuição da perfusão coronária e aumento da pressão sanguínea sistólica.”

Leiam esse post muito interessante do blog da Bia sobre O PODER DO ABACATE.

Compartilhem com seus familiares e amigos através das redes sociais Google+, Facebook, Twitter e Linkedin, utilizando os botões abaixo.

Anúncios

Envie-me sua opinião sobre essa matéria

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s