Condromalacia Patelar

Conhecida como síndrome da dor patelo-femural ou joelho de corredor, a condromalacia patelar consiste em uma espécie de “amolecimento” da cartilagem.

Para quem pratica esportes cotidianamente ou apenas faz uma corridinha leve…

Vale a pena ler.

Compartilhem!

FISIOLOGISTAS

Também conhecida como síndrome da dor patelo-femural ou joelho de corredor, a condromalacia patelar consiste em uma espécie de “amolecimento” da cartilagem. Não existe uma causa exata, mas a sua etiologia pode estar relacionada com fatores anatômicos, histológicos e fisiológicos. O fator mais comum é o traumatismo crônico – traumas únicos, como pancadas ou traumas mais crônicos, por fricções entre a patela e o sulco patelar do fêmur. A condromalacia patelar também pode ser o resultado de uma lesão aguda da cartilagem femoropatelar, causando fissuras e provocando desconforto e dores que não vêm da cartilagem, mas dos tecidos carregados próximos da patela.

A patela é um osso com formato triangular, localizado na frente do joelho. Em seu pólo superior está inserida a musculatura anterior da coxa – Quadríceps – e no pólo distal tem origem o Ligamento Patelar. Esse componente do “aparelho extensor do joelho” possui como funções a melhora…

Ver o post original 436 mais palavras

Envie-me sua opinião sobre essa matéria